quinta-feira, 3 de maio de 2012

CAPÍTULO QUARTO: A CAUSA DO STRESS É UMA VISÃO DE MUNDO EGOISTA



VISÃO DE MUNDO É UMA JANELA CONCEITUAL ATRAVÉS DA QUAL OLHAMOS, ANALIZAMOS E INTERPRETAMOS AS OCORRÊNCIAS DO MUNDO. NA VIDRAÇA, ENRETANTO, HÁ FILTROS, OS MOLDADOS PELA NOSSA CULTURA. ASSIM SENDO, O QUE ACONTECE ALÉM DELA É DECIFRADO DE ACORDO COM NOSSOS VALORES, CRENÇAS, PRINCÍPIOS, PREMISSAS E ENFOQUES, UM COQUETEL DE ELEMENTOS QUE FORMATAM NOSSAS DECISÕES, AÇÕES E INTERAÇÕES ALÉM DOS DEMAIS ASPECTOS QUE DETERMINAM NOSSA CONDUTA.
A CONSEQUÊNCIA É QUE MUITAS MUDANÇAS COMPORTAMENTAIS DEIXAM DE SER IMPLEMENTADAS POR COLIDIREM COM MODELOS MENTAIS QUE, POR SEREM PROFUNDAMENTE ARRAIGADOS, LIMITAM A NOSSA FORMA DE PENSAR, AGIR E INTERAGIR. ESTE CONTEXTO CARACTERIZA UMA CRISE, UMA CRISE DE PERCEPÇÃO QUE POR UM LADO PODE LEVAR UM FUMANTE DE DOIS MAÇOS DE CIGARROS DIÁRIOS A TER MEDO DE MORRER E MESMO ASSIM A NÃO ABANDONAR O VÍCIO, E DO OUTRO A FUGIR DE UMA IDEIA EXCELENTE POR SER INUSITADA .

É O EFEITO DA VISÃO MECANICISTA, AQUELA QUE DESDE O SÉCULO XVII TEM SIDO UTILIZADA PARA O ENTENDIMENTO DA NATUREZA, DO HOMEM, DA SOCIEDADE E DAS ORGANIZAÇÕES. O MARCO CONCEITUAL É O RACIONALISMO CIENTÍFICO, AQUELE QUE CONCEBE QUE NADA HÁ QUE NÃO SEJA CONDUZIDO POR LEIS FÍSICAS E MATEMATICAS EXATAS, AS LEIS DE NEWTON. FORAM AS QUE LEGITIMARAM O MECANICISMO E VALIDARAM SUAS IMPLICAÇÕES: LINEARIDADE, MONOCAUSALIDADE, DETERMINISMO, REDUCIONISMO E IMEDIATISMO, EXCLINDO, ASSIM, A ALMA, O CASULO DA EMOÇÃO HUMANA.




Um exemplo da visão mecanicista é a afirmação que as maravilhas do pensar humano são frutos causais da complexidade de um cérebro que se desenvolveu de modo acidental ao longo de milhões de anos.
Deste modo, para ela, a mente não passa de um subproduto da atividade cerebral. Entretanto, não afiança que a urina é um subproduto dos rins........................
O que pasma é que ratifica que a mente age sobre o corpo físico....... Ora, não é isso mesmo que acontece o tempo todo? Sim, porque é nossa mente que diante dos episódios da vida nos leva a amar, odiar, pensar, planejar e agir no sentido de nos realizarmos como seres humanos.
E é a mente, ainda, que em correspondência aos padrões de nossa visão de mundo desencadeia os traumas psicológicos, o mecanismo que ativa o stress, a depressão e a ansiedade.
TRAUMAS PSICOLÓGICOS,
A GÊNESE DOS DISTÚRBIOS PSÍQUICO 

  


O trauma psicológico é uma lesão emocional, uma ferida que desabrolha na psique quando um episódio, por contrariar a visão de mundo, após gerar inúmeros pensamento enfermiço, suscita sentimentos de agonia, amargura, raiva etc., induzindo ao stress, o estado traumático que leva á depressão e ansiedade. 




NA ÓTICA SOMÁTICA O CÉREBRO, SOB A AÇÃO DO PENSAMENTO OU FLUIDO MENTAL, ATRAVÉS DA HIPOFISE, SEGREGA HORMÕNIOS, OS HORMÕNIOS QUE A CIÊNCIA MÉDICA AFIRMA QUE TANTO PODEM INSTIGAR MOTIVAÇÕES DE PRAZER OU DESGOSTO, DE ALEGRIA OU DOR, OTIMISMO OU DESESPERO OU AINDA ENFERMIDADES POR MEIO DO HORMONIO DO STRESS. 




 TRAUMAS PSICOLÓGICOS CAUSADOS POR EPISÓDIOS

QUE CONTRARIAM A VISÃO DE MUNDO

Journal of the American Heart Association
Pesquisadores americanos argüiram 2000 pacientes que sofreram ataques cardíacos para saber se quando o enfarte ocorreu alguém próximo havia morrido e qual era a relação de cada um com o falecido.
A pesquisa concluiu que o risco de alguém sofrer um ataque cardíaco no dia em que recebe a noticia da morte de alguém próximo é 21 vezes maior.
O psicológico, remataram, contribui para que o risco de infarto aumente porque o stress causado pela morte aumenta a freqüência cardíaca, a pressão arterial e altera o processo de coagulação do sangue. Responsabilizando-se, ainda, pela insônia e falta de apetite que, ao comprometer o sistema imunológico, pode resultar no aparecimento de outras enfermidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário