quinta-feira, 3 de maio de 2012

CAPÍTULO QUINTO: FORMATO DA PALESTRA "GERENCIANDO O STRESS"


Gerenciando o Stress


Palestra terapia anti-stress que azera as tensões que fazem abrolhar
os males físicos e psíquicos descritos na Síndrome de Burnout.

(formato)

Parte primeira (40 Slides).  
Sob a ótica “se quiser evitar episódios em que o Stress é a soleira de um longo sofrer, não seja louco, repudie trilhas perigosas”, criamos um colóquio entre o homem - o ser racional, e o chimpanzé - o irracional, durante o qual este último chama a atenção “seu primo” pelas suas contradições, isto é, ao mesmo tempo em que procura o médico para curar uma simples gripe, curte vícios cujas decorrências matam como o tabagismo, o álcool, a má alimentação, o sedentarismo etc. Sugerindo, por fim, que após ouvir Sigmund Freud, vença suas resistências inconscientes para reinventar um novo jeito de viver.

Parte segunda (70 Slides).
Historiando a evolução da medicina a partir do século XVII, abrimos um espaço para o conceito da alma e o poder da mente, espaço ratificado pelo médico francês Píerre Cabanis, entre os primeiros a afirmar que paixões fortes resultam em doenças patológicas, e por Sigmund Freud (1856 a 1939), “Freud e a Alma Humana”, até esmiuçar o stress pela ciência de:
  • Walter Cannon Bradford, 1871 a 1945.
  • Hans Selye, 1907 a 1982.
  • Herbert J. Freudenberger, 1927 a 1999.
Então, a partir da gênese do stress e da sua evolução através das gerações Baby Boomer, X e Y, após discorrer a respeito, levamos os participes a concluir que quando os episódios do dia-a-dia são aceitos, não há stress, mas que este distúrbio psíquico eclode furiosamente, conforme é minutado, quando somos forçados a coexistir com ocorrências que não aceitamos porque contrariam a visão de mundo que formatamos para nos mesmos.
A implicação é que mesmo se neste País, segundo a Anvisa, só no primeiro semestre de 2011 foram comercializados 34.6 milhões de antidepressivos (um aumento de 49.1% em relação ao mesmo período de 2010), de contínuo o stress faz novas vítimas. A Organização Mundial da Saúde, alias, ratifica isso ao afirmar que nos próximos anos o stress tornar-se-á a primeira enfermidade após o enfarte.

Parte terceira (79 Slides).
Levamos os participes a entender que o stress é causado pela miopia da nossa “visão de mundo”, a janela conceitual através da qual olhamos, analisamos e interpretamos as ocorrências do mundo. Ocorrências que em função “dos filtros” impostos pela cultura singular de cada indivíduo, para cada pessoa têm um peso dessemelhante. Destarte, para dar um exemplo, enquanto para uns a morte de alguém próximo, após causar um impasse psíquico provoca o stress, e com ele, segundo pesquisas, um risco de enfarte 21 vezes maior, para outros é um evento admissível porque faz parte da vida.
Por fim, elencamos visões de mundo hindus e estóicas que, se abraçadas, seguramente substituiriam com inúmeros benefícios em termo de saúde os antidepressivos, uma vez que somos quem somos porque emergimos de nossos pensamentos, idealizações nem sempre saudáveis porque na visão de mundo que instituímos só há espaço para episódios cujo resultado soma, nenhum para os que diminuem.

Apresentação: Power Point.
Palestrante: Giancarlo Dardi, paranormal dedicado a cura do stress.
Tempo: Ao redor de quatro horas com dois intervalos para perguntas e respostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário